quarta-feira, agosto 30, 2006

As contradições do socialismo - parte 3

Era uma vez, um país que adotou um novo regime. Nele, o governo e o partido eram um só. Toda a produção foi planejada e conduzida pelo Estado para levar a nação à glória. A classe dos exploradores do povo foi toda extirpada. E o serviço secreto cuidaria do resto. Parece a Rússia pós-revolução comunista de 1917? Mas não é. É a Alemanha nazista.

Acredito que esta seja a mentira mais bem construída do século XX. Tão entranhada e disseminada que é quase um ato reflexo enunciá-la. Pense num regime de extrema-direita. Se você pensou nazismo, como 99% da população, sinto muito informá-lo: você está errado.

"Ora, mas é lógico que o nazismo é de extrema-direita! Quem é você para contradizer isso?" Sou alguém que pensava exatamente assim, até pouco tempo atrás. O nazismo é de direita por quê? Já se questionou sobre isso? Vou relacionar alguns fatos (coisas que esquerdistas odeiam) para colocar tudo em pratos limpos:

1 - O nome completo do partido nazista era partido nacional-socialista dos trabalhadores alemães. Nossos livros e professores de História não gostam de lembrar desse "detalhe".
2 - O nazismo tinha um bode expiatório. Todos os problemas do povo, a hiperinflação, o desemprego, a humilhação do tratado de Versalhes, a fome, a derrota na 1ª Guerra, todos os males possíveis foram creditados aos judeus. A diferença do nazismo pro comunismo é que estes trocam a palavra "judeus" por "burgueses".
3 - Chegando ao poder, os nazistas assassinaram todos os judeus. Chegando ao poder, os comunistas assassinaram todos os burgueses. Parecido, não é?
4 - Criaram uma ideologia mágica que, se fosse implementada à risca, faria o país retomar seu caminho rumo a grandeza, as pessoas perceberiam sua força interna e, unidas, construiriam uma nova sociedade. Estou falando da "supremacia ariana" de Hitler ou do Marxismo? Dos dois.
5 - O nazismo tinha seus campos de concentração. E o comunismo, tinha os "gulags", campos de trabalhos forçados.
6 - Não havia liberdade de expressão, nem de imprensa, nem de opinião no nazismo. E no comunismo, ainda não há.
7 - O único argumento que poderia ser levantado para dizer que o nazismo era de direita, é que os meios de produção não foram todos estatizados. Mas também não é verdade. Ludwig von Mises, brilhante economista austríaco que viveu na Europa nessa época, explicou em sua obra Omnipotent Government, que a economia nazista não tinha propriedade privada de fato, só de nome. O governo nazista passou a controlar, por meio de decretos, toda a produção. O quê era produzido, em que quantidade, qual era o preço de venda, quanto de juros os bancos cobravam, e qual o valor do salário. Os donos dos meios de produção não foram expropriados porque não foi preciso. Eles eram obrigados a executar ordens de produção vindas do governo. O nome dessa "política econômica" era Zwangswirtschaft, isto é, economia de coerção. Nem de longe parecido com o livre-mercado da "direita".
Para os que duvidam deste último ponto, além do livro acima, aluguem também o filme "A lista de Schindler" e prestem atenção em quem realmente mandava na fábrica de Oskar Schindler. E isso era a regra geral.

Já me deparei com alguns argumentos um pouco mais elaborados, tentando dizer que o nazismo era de direita pois ele era anticomunista. As provas seriam o incêndio do parlamento alemão, no qual os nazistas culparam os comunistas, e o próprio ataque à URSS durante a 2ª Guerra.

A esses dois fatos, dou a explicação Highlander: "Só pode haver um". Heloísa Helena e Lula não são de esquerda? Então por quê os dois estão disputando a presidência? Porque só pode haver uma pessoa no poder. Eles não estão se importando se suas ideologias são semelhantes. Eles querem o poder, mesmo que tenham de atacar um possível aliado. Hitler fez o mesmo.

A ideologia é muito próxima; os métodos de liquidar a oposição são quase idênticos; as economias seguiam o mesmo princípio, as liberdades são esmagadas nos dois regimes, ambos eram totalitários... por que diabos o nazismo seria de extrema-direita, se ele é tão, tão semelhante ao comunismo?

Na parte 4(!) deste artigo: o que aconteceu com o Vietnã depois que os EUA desistiram da guerra? E o que aconteceu no país vizinho, o Camboja? E Cuba, a ilha-presídio do Caribe?

6 Comments:

At 14:20, Anonymous Anônimo disse...

toda a história que nos ensinaram para o vestibular não era mais do que a história contada pelos marxistas. Tb aprendi que o nazismo era a extrema-direita. E tive mta dificuldade pra admitir que tudo que havia aprendido estava errado. E há gente que vai passar a vida inteira repetindo os lugares-comuns mentirosos que um dia lhes foram apresentados como verdade...

 
At 02:08, Blogger Charlie Foxtrot disse...

Muito bom teu texto, tchê!
A tempos venho tentando desmontar essa farsa, mas não é cousa fácil. A lavagem cerebral é grande demais. As pessoas enfiaram na cabeça que entre os dois extremos existe um abismo. Aliás, que de fato existem dois extremos. Lamentável, mas acredito que esse conceito não será derrubado pelas próximas gerações.
Assim como nós continuaremos sendo os vilões da Guerra do Paraguai e Solano Lopez um herói visionário.
Abraço!

 
At 19:36, Anonymous Anônimo disse...

Explicação highlander me lembra a "chewbacca defense" ... do your research ... Cláudia Raia forever... só pode haver uma.

 
At 18:43, Anonymous Anônimo disse...

Texto muito bom, já vi videos no youtube onde Hitler diz em discurso para os soldados alemães:
"Você no futuro não veram mas clases e não sentiram falta disso"
Foi ai q percebi q o nazismo e o comunismo estão mais proximos do q eu imaginava.

 
At 12:43, Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Precisamos desmascarar esses neo-nazistas, antes que seja tarde demais!

 
At 18:37, Anonymous Anônimo disse...

Não foi o nazismo que exterminou 100 milhões de pessoas no Gulag comunista dos judeus Lênin, Trotsky, Kaganovich, Frenkel, Yagoda e outros bandidos comunistas judeus!Foram os bandidos comunistas judeus que exterminaram 100 milhões de pessoas! Comparar o nazismo com o assassino comunista judaico é coisa de um Zé Burrão!

 

Postar um comentário

<< Home