segunda-feira, agosto 14, 2006

A Pilantrocracia e os Impostos


Em um jornal "gratuito" (veja porque nada é de graça), distribuído no metrô de São Paulo, vi um artigo mostrando como o Governo é mestre em fazer tudo com o nosso dinheiro, menos o que deveria. Algo para se pensar toda vez que você encher o tanque.

Em 2001 foi criada uma "contribuição" federal chamada CIDE, que atinge todos os derivados de petróleo, de gás natural e o álcool combustível. O dinheiro dela deveria ser usado para ampliar e reformar nossa infra-estrutura de transportes. É interessante ressaltar que toda vez que você enche o tanque de seu carro, você paga esse imposto. Se você anda somente de ônibus, também paga o imposto pelo aumento no preço da passagem.

De 2002 até hoje, foram arrecadados 30,8 bilhões com a CIDE, mas 14,8 bilhões não voltaram para nossas estradas e ferrovias (dados do Contas Abertas). Para onde foram?

Os governos FHC e Lula usaram o dinheiro da CIDE para pagar assistência médica e escolar de servidores e seus dependentes, fazer publicidade e algumas vezes para completar o superávit primário (aquele que você vê eles comemorando na TV).

Que mimoso! Mais um imposto tirando o meu, o seu, o nosso dinheiro, para pagar escola, médico, dentista pros funcionários públicos e seus filhos... isso quando o Governo não gastou com propaganda!! E as estradas que se lasquem!!

Lembram-se da CPMF, como surgiu?

A CPMF (contribuição provisória sobre movimentação financeira) surgiu como um esforço para melhorar a situação da Saúde no país, lembram? A totalidade das verbas iria para o Fundo Nacional de Saúde e a cobrança tinha prazo determinado para acabar.

Já parou pra pensar que a CPMF nada mais é do que o Governo te cobrando pelo direito de usar o seu próprio dinheiro?
E hoje é notório que a contribuição Provisória virou Permanente! Dinheiro pra Saúde? Imagine! O governo precisa agora da CPMF pra fechar até as contas do orçamento da União!

É sempre assim que começa. Uma nobre intenção de melhorar as coisas e na prática tudo fica pior do que antes! Hum... nobre na teoria e horrível na prática... me lembra um certo sistema de governo. Mais sobre isso no próximo post.