quinta-feira, agosto 10, 2006

Pobres não são criminosos em potencial!!


Pelo menos é bom ver que não estou tão alienado assim. Postei sobre o Gilberto Dimenstein outro dia, e eis que o Reinaldo Azevedo fala sobre o mesmo assunto, obviamente bem mais incisivo.

Mas retomo o tema: simplesmente existe o crime pela necessidade e o crime pela ambição. Dá pra perceber que o crime de um fulano que rouba pra comer está bem raro hoje em dia não é?

Tráfico de drogas, de armas, contrabando, lavagem de dinheiro, assassinato, e outros simplesmente não podem ser classificados como crimes por necessidade. São crimes pela ambição, pelo dinheiro, pelo status, por puro ódio, ciúme, crimes políticos (né, Celso?), entre tantos.

Como o investimento em educação vai coibir esses crimes que não tem a ver com oportunidade social?

E mesmo contra os crimes motivados por necessidade, nossos amigos campeões da igualdade social esquecem que temos outros fatores que pesam na cabeça de um indivíduo, fazendo com que ele não escolha o crime: a educação dos pais, a moral... e aquele grande desconhecido, o livre-arbítrio.

Se o crime fosse causado por pobreza, teríamos milhões de criminosos pelas ruas, não milhares. Mas a pobreza não é a causa principal dos crimes. Tem influência sim, mas não é a causa.
Já parou pra pensar em quantas pessoas pobres não tem formação escolar, são filhos de pais separados, se matam pra ajudar em casa, vêem os bandidos cheios de tudo que eles gostariam de ter... e mesmo assim não entram pro crime?
Essas pessoas são exatamente a maioria dos pobres! E por quê não entram pro crime?

É essa a pergunta chata que nossos campeões da igualdade social não querem fazer a si mesmos.