terça-feira, agosto 08, 2006

Um blog desmoralizando as agências de notícias

Escarafunchando mais o caso abaixo: o blog britânico EU Referendum causou uma pequena celeuma (lá na Europa... aqui nem se ouviu falar!) ao contestar a cobertura fotográfica da Reuters, Associated Press e France Press.
O blog afirmou que suas fotos estavam mostrando pessoas "posando" com cadáveres de crianças; inclusive um soldado do exército libanês aparecia numa foto carregando uma criança morta e numa foto com horário mais tarde, o mesmo soldado aparecia retirando a criança dos escombros.

É claro que o blog foi xingado de tudo quanto é nome... e eu reparei que a cobertura do Estadão faz questão de classificar o blog politicamente: "blog britânico de orientação conservadora". Me pergunto se eles se dão a esse trabalho quando o veículo que eles estão citando não é conservador, liberal ou genericamente "de direita".
Também notei a distribuição mui justa de espaço entre o desmentido das agências (com citações pessoais) e a tese do blog (só no discurso indireto).

Pois bem... dias depois ocorreu o que vocês leram abaixo. A Reuters teve de reconhecer que "algumas" fotos foram modificadas e tirou o lote todo do ar.

Alguém se desculpou com o EU Referendum? Ora, pra quê não é mesmo?